segunda-feira, 3 de maio de 2021

DISCOGRAFIA COMENTADA - ZOOROPA

 DISCOGRAFIA COMENTADA

ZOOROPA

Mesmo enquanto eles estavam viajando pelo mundo na ZooTV Tour, as ideias para o próximo álbum do U2 explodiram, tornando-o o álbum mais rápido que eles já fizeram.

Como Bono havia explicado que Rattle And Hum se encaixa no The Joshua Tree como um companheiro natural, a banda sabia dentro de si que o Achtung Baby logo inspiraria um sucessor complementar. Seu nome seria Zooropa e, embora tenha sido concebido como um EP, ele simplesmente alegou se tornar seu oitavo álbum de estúdio.

Como sempre, houve alguma diversão extracurricular na estrada, como a noite de janeiro de 1992, quando The Edge introduziu os Yardbirds no Hall da Fama do Rock and Roll. Durante a turnê da Zoo TV, houve convidados no palco, incluindo Axl Rose em Viena, Steven Tayler e Joe Perry em Paris e Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus em Estocolmo, para uma apresentação inesperada de "Dancing Queen". Em agosto, eles se tornaram a segunda atração musical, depois de Billy Joel, a se apresentar no Yankee Stadium, em Nova York.




Gerado durante a turnê mais megalomaníaca da banda, a Zoo TV Tour, cheia de personagens e regada de alta tecnologia, Zooropa - nome criado a partir da junção dos nomes, Zoo TV tour, Zoo Station e Europa – foi lançado em 5 de julho de 1993 trazendo sérias críticas à mídia e tecnologia em geral.

A turnê de Zooropa ganhou vida, mesmo com o álbum ainda em fase final de produção, no Estádio Feyenoord, em Roterdã, em maio. Este sensacional show de rock percorreu a Europa, voltando a fazer uma pausa em Dublin no final de agosto, antes de recomeçar como "Zoomerang" na Nova Zooland, como eles o apelidaram carinhosamente, em novembro.

Na capa (uma das mais belas da banda,) um curioso esboço que mistura resquícios da bandeira europeia a um cosmonauta, conhecidos por muitos fãs como “Baby Zoo”. No fundo imagens tremidas e distorcidas que incluem figuras conhecidas como Lenin, Benito Mussolini e Nicolae Ceauşescu, quase imperceptíveis por serem encobertos por um roxo obscuro textual. Desta vez, três estúdios localizados em Dublin estavam envolvidos: Westland, The Factory e o local de gravação que manteve esse nome, apesar de sua mudança, Windmill Lane.

O álbum chegou às lojas apenas 20 meses após o Achtung Baby e com 100 shows extras e épicos no meio. The Edge explicou à revista ‘Q’ durante a turnê na Itália: “Acho que ainda estamos surfando uma onda de energia criativa de Achtung Baby e da turnê Zoo TV enquanto estávamos fazendo Zooropa. Foi a mesma explosão de inspiração”.

"Quando estávamos trabalhando no Achtung Baby, estávamos procurando descobrir um novo terreno sonoro e neste álbum já estabelecido, por isso estávamos mais confiantes no que estávamos fazendo". Em seguida, The Edge acrescentou: “Ainda estou conhecendo o álbum”.

Pela primeira vez, The Edge foi nomeado individualmente como co-produtor de um disco do U2, ao lado de seu inabalável confidente Brian Eno e outro novo nome nos créditos, embora ele fosse realmente um veterano do U2. Mark “Flood” Ellis participou como engenheiro de The Joshua Tree e, depois de melhorar bastante sua reputação co-produzindo Pretty Hate Machine por Nine Inch Nails e Violator por Depeche Mode, ele retornou ao U2 para Achtung Baby. Com Daniel Lanois não disponível para Zooropa, Flood foi a escolha perfeita para se posicionar como co-produtor.

Entre as 10 faixas de Zooropa o quarteto passeia pelo alto grau de experimentações que variam entre o rock alternativo e a música eletrônica, passando por diversos efeitos sonoros que haviam sido usados previamente em seu álbum anterior, Acthung Baby de 1991. 

“O Edge ainda estava explorando a cultura dance, hip-hop, mixagens, todo tipo de coisa. Ele estava experimentando e o U2 era a sua cobaia”. - Larry Mullen Jr  

O disco abre com a faixa-título, a hipnotizante e inebriante ‘Zooropa’, que traz diversos efeitos poderosos de The Edge na guitarra com vozes ao fundo que perguntam: “O que você quer?”, seguidos de vários slogans publicitários de marcas conhecidas como "Better by Design" (Toshiba), "Vorsprung durch technik" (Audi), “A Bluer Kind of White” (sabão em pó Persil) entre muitos outros citados. Uma crítica ao capitalismo ferrenho pelo qual o mundo passava no início dos anos 90, sendo apelidada como “faixa de manifesto” por Bono.

“Babyface”, a poética e aparentemente ingênua canção traz letra extremamente sensual e batida envolvente, enquanto que Numb apresenta um Edge brochado e entediado com a programação da TV e tudo o que a mídia lhe impõe. O instrumental de Numb é sem dúvida um dos grandes destaques deste disco, trazendo mais uma vez os efeitos sonoros à tona.

Lemon, a música mais ‘polêmica’, odiada por pseudo fãs que acreditam que a partir desta canção a banda resolveu virar a casaca, talvez pelo falsete adotado por Bono. Pura balela. Numa tentativa de manter viva a lembrança de sua falecida mãe, Iris, o vocalista escreveu a canção inspirada em um vídeo antigo no qual sua progenitora aparece como dama de honra em um casamento, usando um vestido cor de limão. O destaque instrumental é evidenciado com clareza pelo baixo harmonizado totalmente com a batera. Ponto para a dupla Adam & Larry.

Chego à faixa mais bonita do disco e uma das melhores canções da banda, a doce e cinzenta Stay (Faraway, So Close!), que aborda a banalidade imposta pela tecnologia e como ela distancia as pessoas, ao mesmo tempo que inspirado pela história que o cineasta alemão Wim Wenders estava produzindo à época “Farway, So Close!”, que versa sobre anjos, numa interpretação comovente. Vale lembrar que Stay entrou para a trilha sonora do filme. Isso os levou a uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original; A música também foi a número 1 na Irlanda e ficou entre os 5 primeiros no Reino Unido.


A batida dançante de ‘Daddy’s Gonna Pay For Your Crashed Car’ vem a seguir nos remetendo à figura carismática do Mr. MacPhisto, diabo carismático criado na turnê da Zoo Tv que interpretava esta faixa magnificamente. Bono a revista ‘Q’. "Essa música pode ser sobre dependência ou algo mais sinistro. É um blues eletrônico, meu estilo de Robert Johnson. Chicoteando a alma a Satanás”.

Adam Clayton mais uma vez se destaca com grande êxito com sua linha de baixo marcante na swingada ‘Some Days Are Better Than Others’ preparando o terreno para a bela e singela ‘The First Time’, música de uma simplicidade extrema que traz a história do filho pródigo que não retorna. Mais uma música da banda que aborda a religião.

O que a melodia harmoniosa e sombria de ‘Dirty Day’ conta tem muito do pai do vocalista, Bob, mesmo não sendo escrita para ele. “It´s a dirty day” (É um dia sujo), era uma expressão que o pai de Bono costumava usar e tem muito dele nessa música. Zooropa fecha com a arrepiante interpretação da lenda Johny Cash à canção The Wanderer, escrita especialmente para que ele a cantasse. Como B. B. King, alguns anos antes, o fascínio da banda pelas verdadeiras fortalezas da música americana os ajudou a alcançar uma conquista notável com outro herói.

Quando ouço Zooropa tenho a sensação de que o U2 experimentou uma fase em que se libertou de si mesmo, explorando novos campos com uma ousadia que talvez muitas bandas não consigam experimentar, sem medo de se reinventar, o que foi um soco no estômago para os fãs mais conservadores. Um belo disco, extremamente atual, mesmo 28 anos depois.

Até então, Zooropa alcançou em vendas mundiais cerca de sete milhões de cópias, depois de liderar as paradas no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e em toda a Europa. Foi ainda mais uma validação que o U2 estava atravessando os anos 90’ sem se tornar refém dos álbuns dos anos 80’, especialmente de The Joshua Tree.

Ficha Técnica:

Lançamento: 05 Julho, 1993
Produzido por: Flood, Brian Eno, e The Edge
Engenheiros: Flood e Robbie Adams
Selo: Island Records
Gravado em: The Factory, Windmill Lane, e Westland Studios, Dublin.

Track List:

1.Zooropa

2.Babyface

3.Numb

4.Lemon

5.Stay (Faraway, So Close!)

6.Daddy's Gonna Pay For Your Crashed Car

7.Some Days Are Better Than Others

8.The First Time

9.Dirty Day

10.The Wanderer

Singles:

NUMB (VIDEO SINGLE) (03/08/1993)
- Numb [Video]
- Numb (Video Remix) [Video]
- Love is Blindness [Video]
- Live Footage to promote Zoomerang Tour

LEMON (11/08/1993)

- Lemon (Edit)
- Lemon (Oakenfold Jeep Mix)
- Lemon (Album Version)
- Lemon (Morales Bad Yard Club Version Dub) (Instrumental)
- Lemon (Bad Yard Club Mix)
- Lemon (Momo's Reprise) (Insturmental)
- Lemon (Perfecto Mix)

STAY (FARAWAY, SO CLOSE!) (22/11/1993)

- Stay (Faraway So Close)
- I've Got You Under My Skin
- Lemon (Bad Yard Club Edit)
- Lemon (The Perfecto Mix)
- Slow Dancing
- Bullet the Blue Sky (Live from Dublin, August 28, 1993)
- Love is Blindness (Live from New York, August 30, 1992)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECORD STORE DAY: MINHA COLEÇÃO

Nesta sessão ‘Minha Coleção’ estarei mostrando os itens de minha coleção da banda U2. Cada marcador será de um álbum diferente, os singles e...