quarta-feira, 12 de maio de 2021

DISCOGRAFIA COMENTADA - SONGS OF EXPERIENCE

 DISCOGRAFIA COMENTADA


SONGS OF EXPERIENCE


Nos últimos anos, o U2 parece ter se tornado o maior expoente de um novo subgênero do rock o “rock messiânico”. Músicas ambientais, quase espirituais, sussurradas, mas com uma forte mensagem política. Virou até um tipo de canção facilmente reconhecível como “música do U2”.

Como um mantra “Love is All We Have Left” é canção que confirma o conceito de continuidade de “Songs of Innocence”. Se “Songs of Innocence”, passava por temáticas adolescentes, neste álbum a banda retrata temas mais maduros, sobretudo abordando sentimentos dos mais diversos que acometem a vida adulta.

A pretensão inicial da banda era que o disco viesse a ser lançado no fim de 2016, porém o lançamento foi postergado por um ano diante de um cenário sociopolítico que tinha como questões principais a eleição para presidente nos EUA e a iminente saída do Reino Unido da União Europeia, refugiados, a ascensão da extrema direita. Bono jamais perderia a oportunidade e o que não falta é assunto para o U2 evocar, de um jeito que poderia muito bem correr o risco de ser sombrio, melancólico, pessimista. Mas longe disso. Acaba que a experiência aqui é, além de emocional e íntima, bastante clara.

Tal fato fez com que a banda pudesse refazer boa parte do álbum, Bono reescreveu letras, enquanto alguns arranjos foram recriados a fim de preparar as canções para serem melhores executadas ao vivo. Isso fica evidente em alguns momentos como “Lights of Home”, que segue a linha Pop/Rock com a participação das meninas do Haim que surgem num passe de mágica inesperado. Não se deixem enganar pelo arranjo porque a música é bem aquele U2 sobre o qual falei no parágrafo inicial (messiânico).

O mesmo ocorre em “American Soul”, com uma introdução bombástica de ninguém menos do que Kendrick Lamar. É uma clara e diretíssima crítica ao atual cenário estadunidense, reforçando o poder da verdadeira alma do país. No entanto, é impossível deixar de mergulhar de cabeça no clima quase dançante de um refrão - feito para ser cantado com punhos fechados - como “You are rock and roll / You and I are rock and roll / You are rock and roll / Came here looking for American Soul”.

Mesmo que não tenha encantado os críticos mundo afora, “Songs of Experience” possui momentos arrebatadores, como no caso do single “You’re The Best Thing About Me”, que apresenta versos carinhosos e música redonda, fazendo dela uma das melhores canções do álbum. Em alguns momentos do álbum as composições superam a própria música, como no caso da motivadora “Get Of Your Way”, segundo single do disco, ou ainda “13 (There’s a Light)”, faixa escolhida para encerrar o disco. O álbum traz ainda a mensagem de amor em “Love Is Bigger Than Anything In Its Way”, “The Little Things That Give You Away” e “Landlady”.

É uma delícia escutar “Summer Of Love” e seu groove tropical, com um tempero de The Police, e imaginar o sol na sua cara enquanto Bono entoa “We have one more chance before the light goes”, uma mensagem de esperança em um mundo sendo tomado pela escuridão. E, já que estamos neste jogo de luz e sombras, por favor não deixe passar a excelente “The Blackout”, de fato um dos pontos altos do disco, com uma vibração pulsante do baixo de Adam Clayton, que carrega um jeitão eletrônico a ponto de evocar não apenas o próprio U2 de Achtung Baby como um Depeche Mode.

É interessante ver que estes músicos ainda são capazes de sair da zona de conforto e entregar algo como “The Showman (Little More Better)“, uma delícia de tonalidades sessentistas, alegre, grudenta, bem pop.

Ao ouvir estas pequenas pérolas, estes muitos U2’s dentro de um só, constato que o quarteto ainda tem espaço para se desafiar musicalmente em algum nível.

Songs of Experience funciona muito mais como farol para o futuro – que, obviamente, é incerto, já que o U2 é uma daquelas bandas clássicas com décadas de estrada e com a qual não se sabe bem o que pode acontecer nos próximos anos. Se eles seguirem em frente, estes novos caminhos podem de alguma forma servir como parâmetro para um novo disco, ainda mais empolgante e cheio de boas novidades. Mas se os caras resolverem pisar no freio e encerrar as atividades em algum momento num futuro próximo, dá para dizer que “Songs of Experience” fica como um álbum digno de uma grande despedida.

Ficha Técnica:

Lançamento: 01/12/2017
Produzido por: Jacknife Lee e Ryan Tedder com participações de Steve Lillywhite, Andy Barlow, Jolyon Thomas, Brent Kutzle, Paul Epworth, Danger Mouse e Declan Gaffney.
Engenheiros: Matt Bishop, Rich Rich, Tyler Spry, Drew Bang, Matty Green, Jacknife Lee, Andy Barlow, Declan Gaffney, Brandon Bost.
Selo: Island / UMC / Interscope / Universal 
Gravado em:  Electric Lady Studios, The Garage at Topanga, Shangri-La, Strathmore House, Neptune Valley, Hanover Quay, Windmill Lane Studios, The Woodshed, Uno Mas Studio, Waterloo Studio, The Church Studios.

Track List:

1. Love Is All We Have Left

2. Lights of Home 

 3.You’re The Best Thing About Me 

4.Get Out of Your Own Way 

5.American Soul 

6.Summer of Love 

7.Red Flag Day 

8.The Showman (Little More Better) 

9.The Little Things That Give You Aways 

10.Landlady 

11.The Blackout 

12.Love Is Bigger Than Anything In Its Way 

13.’13’ (There Is A Light) 

Bonus Track:

14.Ordinary Love (Extraordinary Mix) 

15.Book of Your Heart (Studio Version) 

16.Lights of Home (St. Peter’s String Version) 

17. You’re The Best Thing About Me (U2 & Kygo)

18.The Blackout (Jacknife Lee Remix) 

Singles:

YOU’RE THE BEST THING ABOUT ME – DIGITAL (06/09/2017)

- You’re The Best Thing About Me (Single Version) - (03:45)

- You’re The Best Thing About Me (U2 Vs. Kygo) - U2 & Kygo (04:18)

- You’re The Best Thing About Me (Acoustic Version) - (03:47)



THE BLACKOUT - (24/11/2017)

- The Blackout (Studio Version) - (04:43)

- The Blackout (Jacknife Lee Remix) - (07:18)

GET OUT OF YOUR OWN WAY - DIGITAL (29/12/2017)

- Get Out of Your Own Way (Switch Remix) - (03:41)

- Get Out of Your Own Way (Afrojack Remix) - (04:06)

- Get Out of Your Own Way (Acoustic Version, Live from Milan, Dec.7, 2017) - (02:57)



LIGHTS OF HOME - (21/04/2018)

- Lights of Home (Studio Version) - (04:16)

- Lights of Home (St. Peter’s String Version) - (04:33)

- Lights of Home (Free Yourself / Beck Remix) - (03:46)


LOVE IS BIGGER THAN ANYTHING IN ITS WAY - DIGITAL (04/05/2018)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (Will Clarke Remix) - (06:31)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (The Funk Hunters Remix) - (04:01)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (Daybreakers Remix) - (07:33)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (Acoustic Version) - (03:36)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (U2 Vs. Cheat Codes) - (03:10)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (Beck Remix) - (03:23)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (HP Hoeger & Rusty Egan Chill Mix) - (06:42)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (HP Hoeger & Rusty Egan Drift Away Mix) - (06:42)

- Love Is Bigger Than Anything In Its Way (HP Hoeger & Rusty Egan From TThe Heart Mix) - (06:42)





SUMMER OF LOVE - DIGITAL (10/08/2018)

- Summer of Love (Robin Schulz Remix) - (03:34)

- Summer of Love (TILT & Danny Stubbs Perfecto Remix) - (05:15)

- Summer of Love (Beach Me’ Howie B. Remix) - (08:40)

- Summer of Love (HP Hoeger & Rusty Egan Drift Away Mix) - (04:21)

- Summer of Love (Hardwell Mix Edit) - (03:25)

- Summer of Love (Ralphi Rosario Dub Edit) - (06:36)

- Summer of Love (MINDSKAP Remix) - (05:56)

- Summer of Love (DJLW Radio) - (03:33)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECORD STORE DAY: MINHA COLEÇÃO

Nesta sessão ‘Minha Coleção’ estarei mostrando os itens de minha coleção da banda U2. Cada marcador será de um álbum diferente, os singles e...