quinta-feira, 22 de abril de 2021

DISCOGRAFIA COMENTADA - ACHTUNG BABY

 DISCOGRAFIA COMENTADA

ACHTUNG BABY

O mundo mudou dramaticamente em três anos entre Rattle And Hum e Achtung Baby, e o U2 também.

Quando o sétimo álbum de estúdio foi lançado em novembro de 1991, a Alemanha se unificou, Nelson Mandela era um homem livre, Margaret Thatcher renunciou e a União Soviética estava prestes a se dissolver. Em meio a eventos de tal magnitude, o maior grupo de rock do mundo teve algumas mudanças importantes para mostrar.

O primeiro ano dos anos 90 foi de aventura individual e conquista coletiva para o U2. Eles foram nomeados Melhor Grupo Internacional no Brit Awards pelo terceiro ano consecutivo, coletaram uma tonelada de prêmios da Rolling Stone e gravaram "Night And Day" de Cole Porter para a compilação Red Hot + Blue em apoio à luta contra AIDS.

Brit Awards 1990

Red Hot + Blue

Para a banda, a conversa foi sobre aonde viajar depois do imenso impacto de Rattle And Hum. O que surgiu foi um álbum aberto a todos os tipos de sons e tons, e um que aumentaria a coleção de hinos do U2, mesmo sendo uma recalibração de seu som para os anos 90. Eles ganhariam mais dois Grammys, com Melhor Performance e Produtor de Rock do ano por Daniel Lanois e Brian Eno.

Isso era rock, mas nem sempre como o conhecíamos antes. Distante da música originária dos Estados Unidos, que forneceu a inspiração para Rattle And Hum, elementos escuros se arrastavam na tela. No entanto, com certeza, Achtung Baby ainda estava repleto de músicas de grande escala, definidas para tocar nas arenas e estádios do mundo.

As sessões iniciais do novo empreendimento foram realizadas no Hansa Studio, em Berlim, e em Elsinore, no subúrbio de Dalkey, em Dublin. Mas foi o retorno do U2 à base vitalícia do Windmill Lane Studios que a paixão dessas discussões se transformou nas paisagens sensuais e escuras que adornavam o álbum. Bono foi tão longe que chamou de "um novo começo".

U2 no Hansa Studio

Os créditos da gravação agora teriam Daniel Lanois como produtor único em cinco das 12 músicas do álbum. Brian Eno, seu colaborador e mentor dos três álbuns bilionários de vendas anteriores, estava creditado com ele em mais cinco. O senso inato de continuidade da banda também viu o retorno de seu produtor original, Steve Lillywhite, com Daniel e Brian, sendo os outros dois.

"Eu gostaria de dizer que tivemos algumas discussões bastante interessantes e demoradas durante a criação deste álbum, e é melhor para ele", disse Lanois à revista Vox sobre o lançamento de Achtung Baby. "Acho difícil me divorciar da gravação e ser totalmente objetivo, mas acho que o U2 precisava voltar para mais exotismo europeu".

Gravar em Berlim foi uma boa decisão. Eles queriam usar o Hansa para todas as gravações feitas lá que respeitam e amam. Estou pensando em Lust For Life, de Iggy Pop, uma grande influência, e nas gravações de Bowie feitas com Eno. Acho que eles pensaram que parte dessa história poderia infiltrar-se através das paredes, e funcionou dessa maneira.

A primeira coisa a mostrar nas sessões foi "The Fly", outro single de abertura incrivelmente diferente, que confirmou que sua audácia e fome estavam intactas. Longe das raízes das peças de Joshua Tree e Rattle And Hum, era um som angular, cru e quase indie do U2, e os devotos fizeram a jornada com eles aos milhões. “The Fly" chegou às paradas britânicas em outubro de 1991.

U2 no Hansa Studio

Desde os primeiros momentos, o violão estridente de The Edge e o som de garagem da bateria de Larry Mullen em “Zoo Station”, a abertura do álbum, nos fez apreciar facetas anteriormente não desenvolvidas do personagem coletivo do U2. "Estou pronto para o que vem a seguir", cantou Bono. "Estou pronto para a mistura, pronto para o acordo, pronto para deixar o volante".

Nada menos que cinco músicas de uma dúzia de Achtung Baby seriam lançadas como singles, e sua força em profundidade foi testemunha do meticuloso debate que precedeu seu nascimento. "Mysterious Ways" (é um flerte com a world music) e "Even Better Than The Real Thing" acenam com os sons crescentes da música eletrônica e do hip-hop.

No meio, a elegante convocação para armar "One" surgiu como uma das melhores baladas do U2. A versão que a banda gravou muitos anos depois com a rainha do hip-hop, Mary J. Blige, confirmou e destacou a angústia no coração da música. Em seguida, surge outra "canção de amor", "Who's Ride Your Wild Horses". “Until The End of The World” mostra como The Edge evoluiu de um guitarrista básico para um quase virtuoso.

Bono & Mary J. Blige

É o fim do deslumbramento com a América e o surgimento de uma banda mais audaciosa artisticamente. A banda não apenas se reafirma, mas também se reinventa. Depois de Rattle And Hum, alguns pensaram que haviam ultrapassado a si mesmos, que haviam ido longe demais, que haviam se tornado grandes demais, mesmo para suas grandes ambições. Achtung Baby consolida o U2 na escala das grandes bandas.

A turnê “Lovetown” havia localizado o U2 na Austrália, Nova Zelândia e Japão extensivamente em 1989, depois eles voltaram para a Europa com a mudança da década. Quatro noites no Point Depot em Dublin incluíram uma celebração de Ano Novo, na qual o setlist cobriu de tudo, de "Angel Of Harlem" a "Auld Lang Syne".

Quando eles voltaram à estrada, no início de 1992, foi uma experiência multimídia “ZooTV” totalmente nova. Noite após noite, a banda trouxe seu novo som e visão para milhões, de Meadowlands a Earls Court, do Giants Stadium ao Celtic Park e da RDS Arena em Dublin ao "New Zooland", como a renomearam para as datas finais.

Ficha Técnica:

Lançamento: 19 Novembro, 1991
Produzido por: Daniel Lanois e Brian Eno
Engenheiros: Flood e Steve Lillywhite
Selo: Island Records
Gravado em: Hansa Ton Studios em Berlin, Dog Town, S.T.S. y Windmill Lane, Dublin.

Track List:

1.Zoo Station

2.Even Better Than The Real Thing

3.One

4.Until The End Of The World

5.Who's Gonna Ride Your Wild Horses

6.So Cruel

7.The Fly

8.Mysterious Ways

9.Tryin' to Throw Your Arms Around the World

10.Ultraviolet (Light My Way)

11.Acrobat

12.Love Is Blindness

Singles:

THE FLY (21/101991)

- The Fly
- Alex Descends into Hell for a Bottle of Milk / Korova 1
- The Lounge Fly Mix

MYSTERIOUS WAYS (02/12/1991)

- Mysterious Ways (Album Version)
- Mysterious Ways (Solar Plexus Magic Hour Remix)
- Mysterious Ways (Solar Plexus Extended Club Mix)
- Mysterious Ways (Apollo 440 Magic Hour Remix)
- Mysterious Ways (Tabla Motown Remix)
- Mysterious Ways (Solar Plexus Club Mix)
- Mysterious Ways (The Perfecto Mix)
- Mysterious Ways (Ultimatium Mix)

ONE (24/02/1992)

- One (Album Version)
- Lady With the Spinning Head (UV1)
- Satellite of Love
- Night and Day (Steel String Remix)

EVEN BETTER THAN THE REAL THING (08/06/1992)

- Even Better Than the Real Thing (Single Version)
- Salome
- Where did it all Go Wrong?
- Lady With the Spinning Head (Extended Dance Remix)
- Even Better Than the Real Thing (The Perfecto Mix)
- Even Better Than the Real Thing (Trance Mix)
- Even Better Than the Real Thing (Sexy Dub Mix)
- Even Better Than the Real Thing (Apollo 440 Stealth Sonic Remix)
- Even Better Than the Real Thing (V16 Exit Wound Remix)
- Even Better Than the Real Thing (Apollo 440 vs U2 Instrumental)

WHO’S GONNA RIDE YOUR WILD HORSES (23/11/1992)

- Who's Gonna Ride Your Wild Horses (The Temple Bar Edit)
- Paint it Black
- Fortunate Son
- Who's Gonna Ride Your Wild Horses (The Temple Bar Remix)
- Salome (Zooromancer Remix)

- Can't Help Falling in Love (Triple Peaks Remix)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECORD STORE DAY: MINHA COLEÇÃO

Nesta sessão ‘Minha Coleção’ estarei mostrando os itens de minha coleção da banda U2. Cada marcador será de um álbum diferente, os singles e...