segunda-feira, 19 de julho de 2021

LANÇAMENTOS DO FÃ CLUBE - MELON (REMIX FOR PROPAGANDA)

Lançamentos do Fã Clube do U2

O U2 mantém um fã-clube desde 1982, começando com a antiga revista U2, reiniciando com a revista Propaganda em 1986 e passando para uma presença online em 2004. Durante esse tempo, vários presentes foram dados, e um presente anual é agora parte do pacote de assinatura paga.

Quando o fã-clube foi lançado como uma assinatura paga no U2.com, o presente chegaria antes do ano que você estava assinando. Portanto, para uma assinatura de 2007, o presente chegou em dezembro de 2006. No entanto, desde 2009, os presentes estão chegando no ano em que você está assinando. Os presentes podem chegar a qualquer momento durante o ano.

Embora a maioria dos presentes inclua música, por três anos o presente não incluiu música, que serão todos comentados nesta sessão.

"Melon (Remixes for Propaganda)" – 1995

Melon foi o primeiro lançamento do fã clube do U2. Foi lançado com a edição da assinatura da revista Propaganda (Edição nº 21). O título é um anagrama de “Lemon”, uma música que o U2 havia lançado anteriormente como single. 

A capa do álbum apresenta uma imagem amarela que lembra a parte externa de um limão, com uma etiqueta no canto superior direito exibindo o título “Melon - Remixes For Propaganda”. O álbum foi lançado em formato cardboard sleeve, capa de papelão. O álbum foi amplamente anunciado como estando disponível através do fã clube, e o fluxo de novos assinantes fez com que o álbum fosse prensado duas vezes. 

CD 1ª Prensagem 2005



A segunda prensagem é igual à primeira, exceto por um número de matriz diferente e uma arte um pouco mais brilhante na capa e no CD. O CD nunca foi reimpresso em nenhum outro formato. 

CD 2ª Prensagem 2005

Um vinil promocional de 12 polegadas também foi produzido e foi enviado para DJs ao mesmo tempo em que o CD estava sendo enviado para assinantes. Este vinil promocional apresentava apenas quatro das nove faixas incluídas no CD. De acordo com o chefe da Island A&R, Nick Angel, o projeto Melon nasceu de uma reclamação de Bono de que “ninguém dança ao som do U2”.

Vinyl 12", 33 ⅓ RPM, Compilation, Limited Edition, Promotional – Edição UK 1995



Um esforço considerável foi feito para promover o CD (assim como o próprio fã-clube). Um pequeno número de CDs foi distribuído para veículos da imprensa, bem como para amigos da banda. As resenhas foram escritas em uma variedade de publicações. Uma linha telefônica foi ativada, permitindo que os fãs ouvissem “Salome (Zooromancer Remix)” digitando um código. Na época, os fãs podiam se inscrever em quatro edições da revista Propaganda e receber exemplares do álbum até o esgotamento das quantidades produzidas.

Melon rapidamente se tornou um item altamente valorizado entre os fãs do U2. A raridade do álbum resultou na circulação de várias versões piratas. A maioria desses bootlegs podem ser distinguidos pelo fato de serem embalados em uma caixa de CD padrão, e não em uma capa de papelão. 

No entanto, com o tempo, cópias piratas também começaram a aparecer nas capas de papelão. Na verdade, toda uma indústria artesanal de CDs de remixes falsos surgiu na esteira do lançamento de Melon. Uma extensa série de CDs piratas, que ficaram conhecidos como “Fruitlegs”, foram lançados por gravadoras underground. Cada compilação ilegal tinha seu próprio tema, por exemplo, Kiwi: Remixes For Propaganda , Strawberry: Remixes For Propaganda, e assim por diante. 

A maioria desses Fruitlegs combinava remixes previamente disponíveis de vários singles do U2 com novos (mas não oficiais e não autorizados) “remixes” de terceiros. Embora esses CDs tenham sido habilmente projetados e incluíssem um texto indicando que eram lançamentos oficiais do fã-clube do U2, eles são, na verdade, bootlegs.

Algumas das faixas de Melon permanecem exclusivas para este lançamento na forma não compactada. Estas músicas são: “Stay (The Underdog Mix)” e “Mysterious Ways (Remixed by Massive Attack)”. 

“Numb (Gimme Some More Dignity Mix)”, em sua forma completa, permaneceu exclusiva para Melon até 2011, quando foi incluída em alguns formatos da reedição de Achtung Baby. Edições mais curtas da canção, no entanto, apareceram no álbum The Best of 1990-2000 & B-Sides, no set The Complete U2 iTunes e na compilação Special Brew de vários artistas. A versão com 8:36 de “Lemon (Bad Yard Club Mix)” é exclusiva de Melon, embora uma versão mais longa tenha sido lançada no single “Lemon” e uma edição mais curta tenha sido lançada no single “Stay”. Todas as faixas foram lançadas como parte do box digital The Complete U2, lançado pelo iTunes em 2004.

Outras canções apareceram em singles ou compilações antes do lançamento de Melon e, em alguns casos, depois. “Lemon (The Perfecto Mix)” havia aparecido anteriormente nos singles “Lemon” e “Stay”, bem como na trilha sonora de Pret-a-Porter, e mais tarde foi incluída nas versões deluxe de 2011 do relançamento de Achtung Baby. 

“Salome (Zooromancer Remix)” havia sido lançada anteriormente como promocional, bem como no single “Who's Gonna Ride Your Wild Horses”. Posteriormente, apareceu de forma editada no The Best of 1990-2000 & B-Sides e na íntegra no Achtung Baby deluxe. 

“Mysterious Ways (The Perfecto Mix)” havia sido lançada anteriormente no single “Mysterious Ways”, bem como no promocional “Previously”, e também faz parte da campanha de relançamento de Achtung Baby. 

“Numb (The Soul Assassins Mix)” mais tarde apareceu no single “Last Night on Earth” e nos sets de luxo Achtung Baby. 

“Even Better Than The Real Thing (The Perfecto Mix)” foi originalmente extraída do single “Even Better Than The Real Thing” e mais tarde apareceria no The Best of 1990-2000 & B-Sides e, nos formatos de luxo da reedição de 2011 Achtung Baby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECORD STORE DAY: MINHA COLEÇÃO

Nesta sessão ‘Minha Coleção’ estarei mostrando os itens de minha coleção da banda U2. Cada marcador será de um álbum diferente, os singles e...